Tênis de Caminhada: Como Escolher os Sapatos Certos
Na hora de comprar um par de tênis de caminhada, sempre surge a mesma pergunta: qual escolher?
É sempre difícil responder porque nossos pés são todos diferentes e a percepção de conforto pode variar de uma pessoa para outra. Também depende do que vamos usar.
Mesmo assim, existem algumas regras básicas importantes a serem lembradas. Vamos ver o detalhe ponto a ponto juntos.
Diferentes tipos de tênis de caminhada
Existe uma grande variedade de calçado adequado para caminhadas. A escolha dependerá de uma combinação de fatores externos e pessoais, tais como: Tipo de atividade, terreno, clima, experiência, condição física, entre outros. No entanto, é preciso conferir algumas caracteristicas dos tênis para caminhada, tais como:
O perfil da sola
As travas
As travas são projetadas para promover a aderência do sapato dependendo do terreno. Para uso em estradas, parques e caminhos, opte por pitões levemente marcados para promover um rolamento flexível do pé. Por outro lado, em todo o terreno, opte por tachas bem esculpidas para promover a aderência.
Ângulo de ataque ao nível do calcanhar
Ao colocar o sapato na horizontal, este é o ângulo correspondente à subida do perfil na parte de trás da sola. Este ponto é importante para toda a fase de colocar o pé no chão. Se esta parte for bem estudada, o movimento do seu pé será flexível e equilibrado.
Plano Personalizado (100% Natural). AquiFlexibilidade
O nível de flexibilidade que precisamos para nossos tênis de caminhada, dependerá do terreno e do nosso nível de prática.
- Para uso em terreno plano e sem dificuldade de travessia: é preferível favorecer a flexibilidade do produto com uma sola que deve flexionar ao nível dos metatarsos (zona de flexão do antepé). Uma parte superior baixa será suficiente para apoiar o pé.
- Por outro lado, para uso para terrenos com dificuldades de travessia: é aconselhável favorecer a estabilidade do pé com uma sola semirrígida e um cano alto. Dito isto, quando o ritmo é rápido, manter um cano alto pode se tornar um problema de conforto. Neste caso escolha um sapato que combine boa estabilidade com a sola e um cano baixo, é o caso dos sapatos de caminhada nórdica.
Respirabilidade/Impermeabilidade
Por um lado, precisamos estar confortáveis, secos, evitar o superaquecimento e, para isso, precisamos do calçado para respirar.
Além disso, ao ar livre, precisamos estar protegidos contra os elementos da natureza. Não apenas chuva ou neve, mas também há lama, poças, rios para atravessar.
O calçado de membrana resolve em parte desse problema, pois permite que o pé transpira ao mesmo tempo em que é à prova d’água. Mas lembre-se de que, apesar de ser respirável, não é tão respirável quanto o calçado sem membrana.
Conforto
O conforto é importante não apenas porque nos permitirá desfrutar da atividade, como também porque um sapato que nos machuca, ou mesmo arranhões e bolhas, nos fará pisar de maneira insegura. Hoje, os sapatos de montanha são incrivelmente confortáveis.
Como escolher o tamanho do sapato?
- O ideal é experimentar estilos diferentes no final do dia, com as suas meias de caminhada habituais, pois os pés tendem a inchar um pouco.
- Com o sapato desamarrado, você deve ser capaz de deslizar um dedo atrás do tornozelo com os dedos dos pés tocando a frente.
- Se você hesitar entre dois tamanhos, escolha o maior: pois seus pés vão inchar durante a caminhada. Você pode facilmente reduzir o tamanho do seu sapato se for muito grande colocando uma palmilha. O contrário não é tão fácil!
Seu grau de aptidão física muda de acordo com as demandas do dia a dia. Ao fazer uma análise regular da sua caminhada, pode melhorar o seu equipamento em conformidade. Começando pelos seus sapatos.
O teste na loja
Certifique-se de que o cadarço deslize bem e se ajuste facilmente. Este ponto é importante para uma boa distribuição da pressão do cadarço na parte superior do pé.
Aproveite o tempo para caminhar pela loja em uma superfície dura. Evite andar no tapete da loja, porque pode disfarçar defeitos dos sapatos, que você pode notar depois de ter comprado.
Plano Personalizado (100% Natural). AquiApós a compra
Use seus sapatos em casa por alguns dias para “amolecê-los”. Se você tiver um problema de conforto depois, será mais fácil trocá-los porque não estão usados. Evite passeios longos com sapatos novos.
Para prolongar a vida útil de seus sapatos, use-os apenas ao caminhar.
Manter todos esses pontos em mente ao comprar seu próximo sapato ajudará você a fazer a escolha certa.
Você acha uma caminhada tão boa quanto uma corrida? Você é adepto dela? Comente abaixo.
Compartilhe este artigo com seus amigos, nas suas redes sociais.
Obrigada por ler até o final.
Forte abraço, Mariana Larré, do Curva da Saúde.
A Verdade Sobre Como Queimar Gordura
Entrar no seu Jean, Atingir o Peso ideal. Mantê-lo e nunca mais se Preocupar com o Peso, Sem Sofrimento e Sem Balela
Clique AquiSobre o Autor
0 Comentários