17 alimentos que Ajudam no Emagrecimento de Inverno

17 alimentos que Ajudam no Emagrecimento de Inverno

Quando os meses mais frios chegam, perdemos mais do que apenas algumas horas de luz do sol, todas as frutas e vegetais frescos do verão também desaparecem. No entanto, se você está querendo ter um emagrecimento durante o inverno, temos boas notícias!

A estação fria também está cheia de alimentos emagrecedores. Toadas as opções que você verá aqui no artigo trazem um sério impacto nutricional e estão apenas esperando para serem trabalhados em suas receitas favoritas de clima frio.

Ebook Cardapio Para Perder 10kg em 1 mes

Afinal, porque eles ajudam no emagrecimento durante o inverno?

O controle de peso é principalmente uma resposta hormonal a certos alimentos. Os hormônios enviam sinais ao cérebro que influenciam nossos desejos, fome e peso corporal. A seguir,  veja como certos alimentos afetam seus hormônios da fome.

A proteína enche você rapidamente e o mantém cheio por um longo tempo. Também diminui as secreções do hormônio da fome grelina, reduzindo assim a sensação de fome.

A proteína também consome mais energia para digerir e aumenta a massa muscular magra, o que ajuda a aumentar o metabolismo.

Já a fibra retarda a digestão e garante um aumento gradual nos níveis de glicose no sangue, o que desencadeia uma liberação mais lenta do hormônio de armazenamento de gordura.

À medida que a fibra se move pelo sistema digestivo, vários hormônios da saciedade (como a grelina) são liberados, enviando sinais ao cérebro para reduzir a fome e regular a ingestão de alimentos.

Isso significa que você ficará satisfeito por mais tempo, o que pode ajudar a evitar comer demais e reduzir sua ingestão calórica geral.

Os alimentos de inverno listados aqui no artigo, são um conjunto de frutas, legumes e verduras, ricos em fibras, proteínas e nutrientes necessários para auxiliar no emagrecimento.

Emagreça Rápido.Clique aqui

Como (e por que) você deve comer mais alimentos de inverno.

Comprar alimentos sazonais significa que eles serão:

  • mais baratos, porque estão em abundância;
  • mais frescas, porque muitas vezes são colhidas no auge da maturação;
  • mais ecológicos, porque são colhidos de fontes locais (o que diminui a quantidade de combustível usado para transportar sua comida até a loja).
  • mais nutritivos do que suas contrapartes fora de temporada. Quanto mais tempo os produtos ficam nas prateleiras, [mais] a disponibilidade de nutrientes e antioxidantes pode diminuir. Longos tempos de transporte e ‘expiração’ nas prateleiras dos supermercados parecem afetar drasticamente a densidade de nutrientes dos produtos.

Quais são os alimentos de inverno que ajudam no emagrecimento?

Agora que você sabe como alimentos podem ajudam no emagrecimento durante o inverno e por que você deve comprá-los. Você pode ir às compras.

Os 17 alimentos de inverno a seguir estão todos na estação durante os meses de inverno, prontos e esperando nas prateleiras dos supermercados para compartilhar seus benefícios nutricionais.

Abóbora

abobora
Freepik

Qualquer variedade de abóbora é abundante no início do outono (e dura todo o inverno). A abóbora tem muita fibra, magnésio, betacaroteno e vitaminas C e B6. Além disso, comê-lo pode ajudar a diminuir a pressão arterial e o colesterol .

A abóbora também é super fácil de cozinhar: simplesmente corte em cubos, tempere e asse no forno para um acompanhamento saboroso, ou use os legumes assados ​​como base para uma sopa de abóbora suave e aveludada temperada com noz-moscada e canela.

Gengibre

Vantagens do gengibre
Foto: Reprodução

Procurando uma maneira natural de combater ou se recuperar de um dos muitos vírus desagradáveis ​​que circulam durante o inverno? 

Sua busca termina com gengibre, que tem sido usado há séculos para melhorar a digestão, aliviar dores de estômago e aumentar seu sistema imunológico. Muitas vezes está disponível durante todo o ano, mas as raízes mais frescas provavelmente são aquelas colhidas nos meses de inverno.

O gengibre é bastante potente quando se trata de sabor, então um pouco já é o bastante. Mas um pouco também vai muito bem em pratos de inspiração asiática, como refogados, ou mergulhados em água quente como um chá de gengibre fresco.

Emagreça Rápido.Clique aqui

Couve

couve
Foto: Reprodução

Você está com baixo teor de potássio? O couve está aqui para salvar o dia como um dos alimentos de inverno mais versáteis desta lista.

O couve auxilia no emagrecimento durante o inverno, pois o potássio pode ajudar a reduzir a pressão arterial, removendo o excesso de sódio do corpo. Na verdade, aumentar a ingestão de potássio pode ser tão impactante quanto reduzir a ingestão de sódio para reduzir a pressão arterial.

Além disso mulheres grávidas também devem ficar atentas. Pois, o couve é uma ótima fonte de folato , nutriente que ajuda a formar o tubo neural fetal. Uma planta de clima frio , atinge o pico principalmente no outono e no inverno. Para adicionar mais couve à sua dieta, troque-a por espinafre em suas sopas, faça batatas fritas de couve ou desfie-a para fazer uma salada.

Frutas cítricas

laranja
Freepik

As frutas cítricas estão repletas de vitamina C, tornando-as ideais nos meses de inverno, quando chega a temporada de gripes e resfriados. Frutas como laranjas, toranjas e limões também são ricas em minerais e fitoquímicos, ou seja, produtos químicos à base de plantas que o Instituto Americano de Pesquisa do Câncer diz que podem ajudar a reduzir o risco de câncer.

As frutas cítricas tem um efeito positivo no emagrecimento durante o inverno porque são ricas em rico em vitamina C e em ferro, sendo um ótimo anti-inflamatório. Além disso podem ajudar a prevenir a retenção de líquidos e acelerar a queima de gordura.

As laranjas estão maduras durante os meses mais frios do ano. Misture a polpa das laranjas em seus sucos detox para obter um sabor fresco.

Maçãs

maca
Freepik

As maçãs são uma ótima fonte de vitamina C que é fundamental para o suporte imunológico (super útil durante a temporada de gripes e resfriados) e que as maçãs também contêm pectina, uma fibra solúvel que demonstrou ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

No entanto, a temporada da maçã chega no final do verão, mas geralmente continua até o final do outono ou início do inverno, dependendo de onde você mora.

Eu recomendo comer a casca das maçãs porque uma grande porcentagem de fibras e fitonutrientes são encontrados na casca.

Cardápio GRÁTIS. Baixe aqui

Couves de Bruxelas

Couves de
Freepik

As couves de Bruxelas são um dos melhores alimentos básicos de inverno, tanto para o sabor quanto para a densidade de nutrientes. Esses mini vegetais crucíferos são ricos em vitaminas K e C e também contêm folato, manganês, potássio e vitamina B6.

Normalmente são colhidas no final do outono no inverno. E você pode cortar as couves de bruxelas cortadas ao meio e acrescentar óleo de abacate ( ou azeite), sal marinho e pimenta, depois assá-las no forno sempre que quiser.

Funcho (Erva-doce)

Funcho
Foto: Reprodução

Ame ou odeie, você não pode negar que o funcho é um alimento potente de inverno. Pois tem um perfil nutricional incrível que inclui fibras, potássio, manganês, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e cobre. 

O funcho, pode ser usado como um auxílio digestivo e pode ajudar a melhorar os sintomas de azia e síndrome do intestino irritado. Cada parte da planta é comestível. Você pode comer os bulbos crus ou refogados e cozinhar os talos e verduras em sopas, recheios ou caldos.

Me siga no Instagram. Clique aqui

Batata-doce

Batata doce
Freepik

A batata-doce é um dos alimentos favoritos de clima frio e também é uma ótima fonte de betacaroteno, um antioxidante que combate os danos dos radicais livres e a inflamação. Sua alta temporada acontece de outubro a dezembro.

Adicione batatas-doces em cubos a sopas e chilis sempre que estiver cansado de assá-los (embora uma batata-doce assada seja uma maneira simples e gostosa de completar uma refeição). 

Alho-poró

alho poro
Foto: Reprodução

O alho-poró tem uma grande fonte de magnésio, um mineral que cerca de metade dos brasileiros são deficientes, o que pode levar à ansiedade e irritabilidade.

O alho-poró combina maravilhosamente com sopas e saladas de inverno. Eles têm um sabor um pouco mais suave do que seus parentes de cebola e podem se encaixar facilmente na maioria das suas receitas favoritas. 

Eles estão na temporada começando em outubro e duram normalmente até o início da primavera

Pastinaca

Pastinaca
Freepik

A pastinaca é um vegetal de raiz, que fornecer fibra e folato valiosos para melhorar a digestão. No qual pode ajudar a construir células cerebrais. Eles têm gosto de cenoura, só que mais saboroso e podem ser trocados por cenouras em muitas receitas.

A maioria dos vegetais de raiz, incluindo pastinacas, estão na estação do outono até o início da primavera. Experimente-os adicionados a sopas e ensopados, assados ​​em uma assadeira ao lado de outros vegetais de inverno, ou cozidos e amassados ​​(como batatas).

Romãs

roma
Freepik

A romã é rica em polifenóis, que são conhecidos por melhorar a saúde do coração, combater infecções e melhorar a memória.

Fáceis de encontrar em setembro a fevereiro, as romãs são deliciosas nas receitas. Experimente-os polvilhados em uma salada ou jogados em iogurte, smoothies e pudim de sementes de chia.

Emagreça Rápido.Clique aqui

Brócolis

Brocolis
Freepik

Assim como as maçãs, o brócolis é uma fonte surpreendente de vitamina C, uma xícara contém mais de 100% de suas necessidades diárias.

O brócolis também tem um efeito positivo no combate ao câncer. Estudos mostraram que vegetais crucíferos como brócolis contêm compostos que podem proteger contra o câncer. No entanto mais estudos precisam ser feitos para determinar a relação entre vegetais crucíferos e câncer. Porém as pesquisas atuais já demonstram resultados promissores.

O brócolis é facilmente cozido no vapor como acompanhamento de última hora, mas você também pode transformá-lo em uma sopa cremosa e com queijo ou combiná-lo com carne bovina para uma refeição chinesa caseira de carne e brócolis . A alta temporada de brócolis é de outubro a abril.

Caquis

caqui
Freepik

Talvez você nunca tenha comprado um caqui antes (você definitivamente não está sozinho), mas você deve dar uma chance a essa pequena fruta. Apesar de seu pequeno tamanho, esse alimentos de inverno é incrivelmente rico em nutrientes.

Um caqui contém metade de suas necessidades diárias de vitamina A, e ela é importante para a função imunológica e a saúde dos olhos. De outubro a fevereiro, você pode adicionar caquis a uma salada ou até reservar um para um doce depois do jantar.

Beterraba

beterrabas
Freepik

Esses vegetais de raiz vermelha escura são ricos em folato, potássio e betacaroteno, nutrientes que os tornam uma adição única, mas nutritiva, à sua mesa do verão ao final do outono.

Eles não são os vegetais mais fáceis de cozinhar. Portanto você não pode assá-los exatamente em uma assadeira. Mas são excelentes para fazer uma salada de inverno. Você também pode transformá-los em uma sopa clássica de estilo russo ou até mesmo em conserva para um acompanhamento picante.

Abacates

abacate
Freepik

A longa lista de benefícios do abacate inclui um teor de gordura saudável de ômega-3, vitaminas do complexo B, como riboflavina, niacina, folato, ácido pantotênico e B6, e também magnésio, potássio e vitaminas C, E e K.

Repolho

Repolho 1
Freepik

Na estação do final do outono ao início da primavera, o repolho é um alimento maravilhoso, graças às altas quantidades de vitamina C, vitamina K, potássio e cálcio, além do fato de ser 92% de água.

Também é fácil incorporar repolho nas refeições. Recheie com carne moída e molho de tomate, desfie para rolinhos de ovos caseiros.

Endívia

Endivia
Foto: Reprodução

É um vegetal difícil de cultivar e rico em fibras , o que significa que pode melhorar sua saúde digestiva e possui uma quantidade impressionante de potássio, vitamina A e betacaroteno .

Você pode refogar ou assar endívias com azeite e o tempero de sua escolha. As endívias podem até ser servidas cruas como substituto de bolachas e batatas fritas com seu molho favorito. Sua alta temporada é do final do outono ao início da primavera.

Você já sabia que esses alimentos ajudam no emagrecimento de inverno? Pretende usar algum deles? Comente abaixo!

Obrigada por ler até o final.
Forte abraço, Mariana Larré, do Curva da Saúde.

Compartilhe este artigo com seus amigos, nas suas redes sociais.

O Material Mais Honesto sobre Emagrecer Rápido

Sem Pilula Mágica, Sem passar Fome e Sem se Matar na Academia. Tudo de Forma Natural Baseado no funcionamento do Corpo.

Clique Aqui

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *