13 Tipos de Obesidade que Podem Causar Danos Graves a Saúde
A obesidade é uma doença crônica com alta prevalência em todo o mundo e dependendo do tipo, está geralmente associada a muitas complicações de saúde.
Dados científicos mostram que esse fenômeno parece estar aumentando nos últimos anos, razão pela qual se tornou um problema de saúde pública, principalmente em países desenvolvidos.
Portanto, confira aqui os principais tipos de obesidade e o que fazer para reduzir esse problema.
Boa Leitura!
Taynan sofria muito com o sobrepeso, ela tinha muita dificuldade para emagrecer e não sabia o que fazer. Mas um dia, conheceu a dieta de 21 dias. Renata Adquiriu a dieta e perdeu mais de 18kg. Ela finalmente descobriu o segredo do emagrecimento. Atingiu seu peso ideal, sem passar fome e sem precisar abrir mão de alimentos deliciosos.Já imaginou voltar a vestir aquele short que você adorava?
Sim é possível perder peso naturalmente e ter resultados tão bons como da Renata. Clique aqui e saiba como emagrecer rápido!
Excesso de peso: uma realidade preocupante
A Organização Mundial da Saúde (OMS, 2015) afirma que existem 1,9 bilhão de adultos com sobrepeso no mundo, dos quais mais de 600 milhões sofrem de obesidade. No Brasil a obesidade, também se tornou um problema grave, e isso é confirmado pelo estudo da Epidemia de Obesidade e as DCNT, que estima que em 2030, 68% dos brasileiros poderão estar com excesso de peso.
Devido à complexidade desse fenômeno, o tratamento mais eficaz para combater essa condição é composto por três pilares básicos: nutrição, aspectos psicológicos e exercícios físicos.
- Leia Também: 5 Opções de Chá Seca Barriga Caseiro em 4 dias
Causas da obesidade
A obesidade é a doença moderna que está profundamente enraizada em nossos adolescentes e adultos. É considerada um problema médico indesejado que podem causar danos graves ao seu corpo.
A obesidade é uma mentalidade doentia que permite atormentar seu corpo em circunstâncias extremamente desastrosas. Se o seu peso for maior do que o seu IMC calculado é provável que você esteja acima do peso. A obesidade gradualmente se acumula no corpo. E isso pode causar vários sintomas desagradáveis que começará a afetar sua saúde geral.
Muitas pessoas são obesas geneticamente, mas isso certamente não significa que eles não possam fazer nada para reduzir seu peso. Mas antes de começara a emagrecer é preciso conhecer as causas e resolve-las.
Principais Causas da obesidade:
- Modo de vida: rotina alimentar indesejável. Um regime alimentar rico em calorias, açúcar, óleo e gorduras refinadas. Proporções maiores do que a média de alimentos pode deixá-lo acima do peso.
- Calorias líquidas: Indivíduos podem beber inúmeras calorias sem se sentirem cheios, principalmente calorias de bebidas alcoólicas. Outros refrescos gordurosos, como refrigerantes açucarados, podem aumentar o ganho de peso.
- Sedentário: Se você tem um estilo de vida inativo, você pode, sem muito esforço, ingerir mais calorias do que gastar. A falta de exercícios físicos está excepcionalmente relacionado com o peso adquirido.
Obesidade e problemas graves de saúde
Como já foi dito aqui no artigo, a obesidade traz consigo sérios problemas de saúde para as pessoas. De acordo com um estudo realizado em 2009. A obesidade pode causar um conjunto de anormalidades metabólicas, denominadas síndrome metabólica. Que é uma série de distúrbios caracterizados por intolerância à glicose, diabetes, anormalidades lipídicas no sangue e aumento pressão arterial.
Da mesma forma, a obesidade afeta negativamente a expectativa de vida e a qualidade de vida, assim como a estética corporal que, consequentemente, pode causar problemas sociais e psicológicos para o indivíduo com essa condição.
Diagnóstico da obesidade
A obesidade é diagnosticada, e não pelo peso, pelo percentual de gordura corporal do indivíduo. Em geral, em homens adultos, aproximadamente 12-20% do seu peso corporal é constituído por gordura. No caso das mulheres, o percentual é um pouco maior, 20-30%, principalmente devido a hormônios como o estrogênio.
Atualmente, existem diferentes métodos para quantificar o percentual de gordura corporal. Como por exemplo a bioimpedância e a composição corporal por densitometria. No entanto, um dos métodos mais utilizados é o Índice de Massa Corporal (IMC), obtido pela relação entre o peso e a altura. Com o resultado desse índice, define-se sobrepeso os indivíduo com: IMC igual ou superior a 25 Kg/m2 e obesos aqueles com IMC igual ou superior a 30 Kg/m2.
Ebook GRÁTIS. Baixe aquiPrincipais Tipos de Obesidade
Além de haver a divisão entre os níveis de gravidade do sobrepeso e obesidade, existe também a divisão dos diferentes tipos de obesidade, de acordo com o tipo de acúmulo de gordura. Conheça melhor cada um deles.
Obesidade abdominal
Como o próprio nome sugere, a obesidade abdominal ocorre quando o acúmulo de gordura se dá sobretudo na região abdominal.
Nesse caso existe um risco muito mais acentuado de se desenvolver problemas cardíacos, diabetes, e também aumento do colesterol.
Periférica
O acúmulo periférico de gordura acontece sobretudo nas coxas, quadris e nádegas e é mais comum nos indivíduos do sexo feminino.
Quando o sobrepeso desse tipo se instala, geralmente surgem impactos negativos como problemas de joelho e varizes.
Deposição homogênea de gordura
Como o próprio nome sugere, esse tipo de deposição de gordura ocorre em todo o corpo de maneira generalizada.
Uma questão importante aqui é que nesse caso o aumento de peso demora mais a ser percebido e, por isso a pessoa acaba engordando muito, chegando aos estágios mais avançados da obesidade.
Outras classificações da obesidade
Além da classificação anterior, existem outras como as seguintes:
Tipos de obesidade de acordo com o grau de risco
De acordo com o consenso do Ministério da Saúde 2014, a obesidade também pode ser classificada da seguinte forma, levando em consideração o IMC:
- Abaixo do peso: O peso está abaixo do normal. O IMC é inferior a 18,5 kg/m2. Não é considerado excesso de peso.
- Peso normal: É o peso normal de uma pessoa em relação à sua altura. O IMC é o ideal: >18,5 e <25 kg/m2. Não é considerado excesso de peso.
- Sobrepeso: A pessoa pesa mais do que deveria para sua altura, mas sem ser obesa. IMC fica: >25 e <30 kg/m2.
- Obesidade tipo I : Obesidade de primeiro grau. IMC de: >30 e <35 kg/m
- Obesidade tipo II : Segundo grau de obesidade IMC de: >35 e <40 kg/m2
- Obesidade tipo III : Este tipo de obesidade também é chamado de obesidade mórbida. IMC de: >40 kg/m2.
Tipos de obesidade de acordo com a causa
Dependendo da fonte que causa a obesidade, pode ser:
- Obesidade genética: o indivíduo recebeu a herança genética ou predisposição para ter obesidade.
- Obesidade alimentar: caracterizada por um estilo de vida sedentário e ingestão de alimentos não saudáveis.
- Obesidade por desequilíbrio: A pessoa nunca se sente saciada devido a um desequilíbrio no sistema de regulação da fome.
- Obesidade por defeito termogênico: O corpo não queima calorias de forma adequada.
- Obesidade do tipo nervoso: Obesidade causada por problemas psicológicos, como ansiedade, estresse e depressão.
- Obesidade devido a doenças endócrinas: Obesidade causada por doenças hormonais, por exemplo, hipertireoidismo.
- Obesidade cromossômica: Este tipo de obesidade está associada a defeitos cromossômicos.
Como reduzir a obesidade?
Se você está lutando com algum desses tipos de obesidade é fundamental aplicar a estratégia certa para lidar com o problema. Existe um revolucionário protocolo de emagrecimento natural, baseado em mais de 1.200 experimentos científicos para auxiliar você a perder peso e gordura corporal. Com um cardápio personalizado, baseado nas suas informações pessoas. Projetado para ajudar a eliminar 5-10kg em cada ciclo de 21 dias. Para saber mais clique aqui.
Outra dica seria jantar cedo até as 19h. Pois ajudará seu corpo a queimar calorias muito mais rápido. Se você tem o hábito de comer tarde, faça essa mudança. Você também pode tomar seu chá verde antes de dormir. Isso ajudará a manter seu metabolismo alto.
Além disso fazer exercício é essencial, porque você pode para manter o corpo em movimento. Existem muitas formas diferentes de treinos disponíveis para se manter saudável e ativo. Comece caminhando e, gradualmente, quando tiver construído sua resistência, poderá experimentar diferentes tipos de exercícios para se manter ativo e saudável.
Emagreça Rápido.Clique aquiUma palavra de Mariana Larré
Como você viu aqui no artigo, os diversos tipos de obesidade estão cada vez mais presentes na sociedade moderna, levando as pessoas a sofrerem com os problemas que surgem juntamente com essa condição. Dessa forma é fundamental a conscientização sobre a importância da adoção de hábitos de vida mais saudáveis para evitar o ganho de peso.
Esta é uma doença grave do estilo de vida que pode causar complicações extremas, pratique os passos que mencionamos acima e livre-se da obesidade.
Você já foi diagnosticado com obesidade? Que tipo de tratamento foi recomendado pelo seu médico e como anda esse processo? Comente abaixo!
Compartilhe este artigo com seus amigos, nas suas redes sociais.
Obrigada por ler até o final.
Forte abraço, Mariana Larré, do Curva da Saúde.
A Verdade Sobre Como Queimar Gordura
Entrar no seu Jean, Atingir o Peso ideal. Mantê-lo e nunca mais se Preocupar com o Peso, Sem Sofrimento e Sem Balela!
Clique AquiSobre o Autor
0 Comentários