7 Maneiras Comprovadas para Queimar Gordura Abdominal
7 Maneiras Comprovadas para Queimar Gordura Abdominal

Você está cansado de lutar contra a gordura abdominal teimosa? Você sonha em ter uma barriga tonificada que possa exibir com confiança?

Não procure mais! Neste artigo, revelaremos 7 maneiras comprovadas para ajudá-lo a queimar gordura abdominal e, finalmente, alcançar a barriga tonificada que você deseja.

Com a ajuda desses queimadores de gordura, você pode dizer adeus àquela teimosa gordura abdominal de uma vez por todas.

Ao incorporar os queimadores de gordura em sua rotina diária, você estará no caminho certo para alcançar uma barriga lisa e tonificada. Esteja você com o objetivo de vestir seu jeans favorito ou se preparar para as férias na praia, esses queimadores o ajudarão a alcançar seus objetivos.

Então, diga adeus àquela tristeza da barriga e prepare-se para liberar sua barriga tonificada em um piscar de olhos.

Prepare-se para se sentir confiante e orgulhoso da sua região abdominal. Vamos mergulhar nas 7 maneiras comprovadas e começar a queimar a gordura abdominal hoje mesmo!

ebook cardapio 1024x5121 1

Compreender os diferentes tipos de gordura abdominal

Existem dois tipos principais de gordura abdominal: uma é encontrada sob a pele e a outra é mais profunda no abdômen, ao redor dos órgãos internos.

A gordura subcutânea é a gordura encontrada sob a pele. Ela é mole e é o que vemos “inchaço” na barriga. Em geral, as mulheres apresentam maior quantidade de gordura subcutânea do que os homens.

Ao contrário da gordura que se encontra mais profundamente na cavidade abdominal, a gordura subcutânea não está tão fortemente ligada ao aumento do risco de doenças.

O outro tipo é a gordura abdominal visceral. Que envolve órgãos internos como rins, fígado e pâncreas e, portanto, é encontrada muito mais profundamente no abdômen do que a gordura subcutânea. Comparada à gordura subcutânea, a gordura visceral é muito mais ativa metabolicamente.

Este tipo de gordura contém mais células, vasos sanguíneos e nervos do que a gordura subcutânea.

Os homens são mais propensos a acumular gordura visceral do que as mulheres. Por outro lado, as mulheres têm maior probabilidade de desenvolver excesso de gordura na parte inferior do corpo.

Curiosamente, a distribuição da gordura corporal muda com a idade. Por exemplo, enquanto as mulheres na pré-menopausa apresentam níveis mais elevados de gordura abdominal subcutânea, as mulheres na pós-menopausa tendem a ter níveis mais elevados de gordura visceral, o que contribui para um risco aumentado de doenças metabólicas.

Além disso, a gordura visceral tende a ser maior em pessoas de ascendência europeia do que em pessoas de outras etnias.

Emagreça Rápido.Clique aqui

A importância de queimar gordura abdominal

Embora seja normal e necessário ter alguma gordura na barriga para uma boa saúde, o excesso de gordura abdominal pode ser prejudicial e aumentar o risco de doenças.

A gordura visceral é o tipo de gordura da barriga mais comumente associada a problemas de saúde. Embora represente apenas 10 a 20% da gordura corporal total, este tipo de gordura está fortemente ligado ao aumento do risco de doenças.

Isto ocorre porque a gordura visceral produz substâncias, incluindo proteínas inflamatórias, que prejudicam a saúde. Além de aumentar o risco de ter diabetes tipo 2, doenças metabólicas, doença hepática gordurosa e fatores de alto risco para doenças cardíacas, como hiperglicemia e pressão arterial.

Embora a gordura abdominal subcutânea não esteja tão fortemente ligada ao risco de doenças como a gordura visceral. Estudos mostram que o acúmulo de excesso de gordura abdominal é um fator importante no desenvolvimento de resistência à insulina, disfunção dos vasos sanguíneos, fígado gorduroso, aterosclerose, entre outros problemas.

O que são queimadores de gordura abdominal?

Os queimadores de gordura também são chamados de termogênicos. Os suplementos termogênicos parecem ajudar a queimar gordura abdominal, usando as reservas de gordura do corpo como fonte de energia.

De acordo com a Escola de Ciências do Esporte e do Exercício da Universidade de Birmingham, O termo ‘queimador de gordura’ é usado para descrever suplementos nutricionais que supostamente aumentam o metabolismo da gordura ou o gasto de energia.

Prejudicam a absorção de gordura, aumentam a perda de peso, aumentam a oxidação da gordura durante o exercício, ou de alguma forma causar adaptações a longo prazo que promovam o metabolismo da gordura.

Embora a sua eficácia e segurança sejam constantemente examinadas por organizações, os fabricantes de “pílulas dietéticas” termogênicas afirmam frequentemente que tomar estes suplementos pode ajudar a melhorar a perda de peso quase sem esforço, aumentando o seu metabolismo.

Alguns também podem ser pelo menos um pouco úteis para diminuir o apetite, reduzir o desejo por fast food e fornecer mais energia, que pode ser usada para atividades físicas.

Para que você possa realmente possa queimar gordura abdominal, vai depender do tipo de queimador de gordura termogênico em questão, dos princípios ativos utilizados nos produtos, das dosagens tomadas e da resposta individual.

Os ingredientes ativos comumente usados ​​em suplementos termogênicos variam de acordo com a marca, mas geralmente contêm uma mistura de estimulantes, ervas e ácidos. 

Testemunhos, juntamente com resultados de certos estudos, sugerem que os termogênicos parecem funcionar para alguns. No entanto, em alguns casos, os seus ingredientes também podem ser perigosos ou totalmente ineficazes.

Pesquisadores da Universidade de Birmingham declararam: “Com base na literatura disponível, a cafeína e o chá verde possuem dados que comprovam suas propriedades de aumento da queima de gordura abdominal. Para muitos outros suplementos, embora alguns sejam promissores, faltam evidências.”

Emagreça Rápido.Clique aqui

Ingredientes comuns em pílulas para queimar gordura abdominal

Os tipos de ingredientes encontrados em muitas pílulas para queimar gordura abdominal, incluem:

  • Cafeína: Estudos mostram possíveis efeitos modestos na queima de gordura abdominal ao longo do tempo ao consumir cafeína. A cafeína geralmente é boa em quantidades pequenas a moderadas para a maioria das pessoas, mas também pode causar efeitos colaterais como palpitações cardíacas e inquietação. Não há evidências sólidas de que a cafeína por si só o ajude a perder peso, e os contras de tomar muita cafeína definitivamente parecem superar os prós.
  • Guaraná: O guaraná possui uma das maiores concentrações de cafeína em qualquer planta; ele contém de 3,5% a 5,8% de cafeína em volume, enquanto o café contém apenas 2%. Para aumentar a energia e melhorar o foco mental, algumas pessoas usam entre 200 a 800 miligramas de guaraná por dia, o que parece ser geralmente seguro. No entanto, os efeitos colaterais para alguns podem incluir aqueles semelhantes ao consumo excessivo de cafeína, como dificuldade para dormir, indigestão, ansiedade, alterações na pressão arterial, dependência e batimentos cardíacos acelerados. O guaraná também pode interagir com medicamentos como alguns antidepressivos, lítio, sedativos, outros estimulantes e anticoagulantes.
  • Extrato de chá verde: Dos ingredientes mais populares para perda de peso, este parece ser um dos mais seguros. No entanto, não é garantido que funcione bem o suficiente para causar resultados realmente visíveis. Os efeitos adversos relatados podem incluir dor de cabeça e infecções do trato urinário, embora sejam raros. Os possíveis benefícios incluem um ligeiro aumento no gasto energético e na oxidação de gordura.
  • Garcinia cambogia: Estudos gerais sugerem pouco ou nenhum efeito no peso corporal ao tomar garcinia cambogia . Algumas pessoas relatam redução da fome, porém outras apresentam efeitos colaterais como fezes moles, flatulência, diarréia, prisão de ventre e desconforto abdominal.
  • Efedrina:  Foram relatadas preocupações de segurança significativas sobre este produto, ao ponto de ser banido como ingrediente de suplemento dietético nos EUA. As reações relatadas incluem ansiedade, alterações de humor, náuseas, vómitos, hipertensão, palpitações, acidente vascular cerebral, convulsões, ataque cardíaco e morte.
  • Forscolina: Nos últimos anos, suplementos de forscolina têm sido usados ​​para promover a perda de peso. Não há evidências científicas que sustentem que a forscolina vegetal cause perda de peso ou queime gordura, embora possa prevenir o ganho de peso sem alterar sua dieta. Embora possa ser adquirido na forma de suplemento, muitos suplementos chamados de “forscolina pura” são perigosos e contêm ingredientes sem nome.

Melhores queimadores de gordura abdominal

Dados os riscos potenciais de tomar queimadores de gordura comerciais e produtos para perda de peso, abaixo estão os queimadores de gordura naturais mais saudáveis ​​a serem considerados, incluindo compostos e nutrientes antienvelhecimento essenciais para ajudar a aumentar o crescimento do tecido muscular magro e aumentar o seu nível de energia naturalmente.

1. Ácido Linoleico Conjugado (CLA)

Acido Linoleico Conjugado
Freepik

CLA é o nome dado ao grupo de produtos químicos encontrados no ácido graxo denominado ácido linoléico. Por ser um tipo de gordura poliinsaturada, não produzimos ácido linoléico conjugado (CLA) por conta própria e devemos obtê-lo a partir dos alimentos de nossa dieta. 

Algumas das principais fontes de CLA em sua dieta podem incluir laticínios integrais, como leite integral ou queijo, carne bovina e manteiga. O CLA também é encontrado em alguns suplementos de musculação, proteínas em pó ou fórmulas para perda de peso.

De acordo com certos estudos o CLA (tomado sozinho ou junto com suplementos como creatina e proteína de soro de leite) pode ajudar a aumentar a força, reduzir o apetite e causar outras alterações benéficas no corpo.

No que diz respeito à segurança do CLA, parece haver muito pouco risco de efeitos ruins no corpo em adultos saudáveis, com excesso de peso ou obesos.

Você pode adquirir CLA de suplementos em vez de alimentos naturais, mas pode não ser tão benéfico, considerando que o CLA encontrado em suplementos não é o tipo mais eficaz para interromper o armazenamento de gordura. 

Sua melhor aposta é comer alimentos que forneçam doses relativamente altas: manteiga, laticínios integrais (de preferência crus e possivelmente fermentados, como iogurte),  carne bovina e, em menor quantidade, cordeiro, vitela, peru e frutos do mar.

2. Grãos de café verdes

O que e Cafe Verde
Freepik

Os grãos de café verde ganharam popularidade quando alguns estudos descobriram que eles têm a capacidade de ajudar a induzir a perda de peso. Embora certamente não seja uma maneira rápida de atingir um peso mais saudável. Pesquisas sugerem que o ácido clorogênico é altamente absorvível uma vez consumido e ajuda o corpo a queimar glicose e armazenar gordura corporal para obter energia.

Também pode reduzir a inflamação, retardar a liberação de açúcar na corrente sanguínea e ajudar a regular a liberação de insulina, que leva a glicose para as células.

Um estudo feito em animais publicado no  Asian Pacific Journal of Tropical Medicine  que testou os efeitos do extrato de grão de café verde (GCBE) em ratos obesos descobriu que o GCBE “diminuiu significativamente o ganho de peso corporal, o peso do fígado e o peso do tecido adiposo branco com regulação da lipólise do tecido adiposo”. hormônios, como adiponectina e leptina.

No final do estudo, os ratos tratados com GCBE tinham menor massa gorda em comparação com os ratos que não receberam GCBE, mas foram alimentados com a mesma dieta rica em gordura.

No geral, os ratos que receberam grãos de café verde experimentaram uma diminuição relativa do peso corporal e da massa gorda, o que resultou na afirmação dos pesquisadores de que “o GCBE tem potenciais efeitos anti-obesidade”.

3. Óleo Essencial de Toranja

Oleo Essencial de Toranja
Freepik

Existem várias maneiras pelas quais o óleo essencial de toranja pode atuar como um impulsionador natural da perda de peso. Os ingredientes ativos da toranja podem aumentar o metabolismo, reduzir o apetite, diminuir os desejos e fornecer uma leve dose de energia edificante. 

As enzimas encontradas na fruta ajudam o corpo a quebrar o açúcar, de acordo com alguns resultados de estudos , e como um benefício adicional, muitas pessoas acham que o aroma das frutas cítricas reduz o desejo por doces.

Além disso, quando aplicado topicamente na pele em pequenas quantidades, o óleo essencial de toranja é um excelente diurético e estimulante linfático, uma das razões pelas quais está incluído em muitos cremes e misturas para celulite para escovação a seco.

Todos esses benefícios podem ser obtidos com o uso de várias gotas de óleo essencial de toranja puro, difundido em seu escritório/casa, adicionado ao chuveiro ou banheira, ou massageado com um óleo transportador no peito e nos pulsos. Tente fazer isso quando sentir vontade de comer e você poderá descobrir que consegue dispensar os lanches.

4. Chá verde e outros chás de ervas

Beba cha verde sem acucar
Freepik

Consumir uma quantidade segura de cafeína de chás naturais pode ajudar a aumentar os níveis de energia, reduzir a inflamação e acelerar o metabolismo. Mesmo uma ou duas xícaras de café por dia podem melhorar o desempenho físico, o foco ou a motivação e aumentar o metabolismo após o treino.

Uma das melhores maneiras de obter os benefícios do chá verde é consumir o chá verde matcha , um chá verde em pó concentrado do Japão que parece ter alguns benefícios notáveis ​​na queima de gordura. 

O que há no matcha que o torna tão benéfico para tudo, desde a função cognitiva até o aumento da queima de gordura? São as catequinas, um tipo de antioxidante encontrado em altos níveis no chá verde que pode reduzir o peso corporal, acelerar a recuperação após os treinos e diminuir os danos dos radicais livres.

Beber uma xícara de café ou chá verde cerca de uma hora antes do treino pode fornecer um aumento de energia seguro e eficaz e uma sensação de queima de gordura.

O chá de rooibos e a erva-mate são outras opções, pois contêm flavonóides e fitoquímicos que podem ter efeitos benéficos e antienvelhecimento semelhantes associados às funções metabólicas.

5. Suplementos Proteicos e Alimentos

suplementos de proteina vegetal
Freepik

Embora alguns estudos mostrem resultados conflitantes em relação a dietas ricas em proteínas versus dietas pobres em proteínas para manter um peso ideal ou perder peso rapidamente, há muitas evidências de que a proteína ajuda a fazer você se sentir saciado e pode evitar comer demais. 

Estudos mostram que a ingestão controlada de calorias em associação com uma ingestão moderadamente alta de proteínas pode ser uma estratégia eficaz e prática para perda de peso.

A proteína funciona para aumentar  a saciedade em maior extensão do que os carboidratos ou gorduras,  ajudando a prevenir  excessos e lanches.

Geralmente é muito mais fácil comer carboidratos em excesso, especialmente se eles forem refinados ou adoçados, do que comer demais alimentos proteicos saudáveis.

Comer proteínas também  cria um processo  no corpo conhecido como termogênese, que exige que o corpo gaste mais energia (calorias) para digerir os alimentos. 

Ao mesmo tempo, a proteína ajuda a evitar a perda muscular que pode resultar de uma dieta hipocalórica, o que torna certos alimentos proteicos benéficos para a perda de peso. (Aprenda “ quantas calorias devo comer por dia ?”)

Alimentos ricos em proteínas, como proteína de soro de leite, carne bovina, peixes ou frango caipira, requerem mais energia para o corpo se decompor do que alimentos com baixo teor de proteínas. 

Se o seu objetivo é perder peso, consuma metade do seu peso corporal em gramas de proteína por dia. Para aqueles que buscam queimar gordura e construir músculos, procure consumir de 0,7 a 1 grama por quilo de peso corporal.

6. Alimentos e suplementos probióticos

probioticos1
Freepik

Os probióticos são “bactérias boas” encontradas em alimentos ou bebidas fermentadas e também em suplementos. Essas bactérias residem no trato gastrointestinal e desempenham muitas funções em todo o corpo. 

A pesquisa sugere que os probióticos têm inúmeros benefícios para as funções imunológica, digestiva, hormonal e do sistema nervoso central.

Estudos indicaram que existem diferenças na composição microbiana entre pacientes obesos e não obesos, e os probióticos estão envolvidos na homeostase energética, regulação do apetite, ingestão alimentar e armazenamento de lipídios (gorduras).

Através da proliferação de bifidobactérias benéficas no intestino, alguns estudos descobriram que consumir mais probióticos pode ser útil para aqueles que tentam perder peso. Uma vez que a ingestão de alimentos probióticos está associada a uma maior perda de peso e à proteção contra a obesidade. 

Para consumir mais probióticos em sua dieta, experimente comer iogurte, kefir ou vegetais cultivados pelo menos algumas vezes por semana, considerando também um suplemento probiótico.

7. Alimentos que queimam gordura (incluem aqueles ricos em fibras e proteínas)

Nao se alimentar de fibras
Freepik

Comer alimentos naturais que saciam e queimam gordura não apresenta os mesmos riscos que tomar comprimidos. O segredo é consumir suas calorias com sabedoria, escolhendo alimentos que saciam, curam e repletos de nutrientes como fibras, proteínas, ácidos graxos saudáveis ​​e antioxidantes.

  • Alimentos ricos em fibras : incluem sementes de chia, linhaça ou vegetais e frutas frescas. Como a fibra não pode ser digerida depois de consumida, além de absorver grande parte de seu próprio peso em água, esses alimentos ajudam a retardar a digestão da glicose (açúcar) pelo corpo, mantêm você se sentindo saciado e vencem os desejos. Muitos alimentos ricos em fibras também são muito densos nutricionalmente, o que significa que você obtém mais retorno pelo seu investimento nutricional.
  • Cerejas: As cerejas contêm altos níveis de antioxidantes que combatem os danos dos radicais livres e protegem as células. Pesquisas recentes também indicam que as cerejas podem ajudar a remover o excesso de gordura corporal e aumentar a melatonina, apoiando um ciclo de sono saudável, o que é crucial para o funcionamento saudável da tireoide.
  • Vinagre de maçã: consumir vinagre de maçã antes das refeições pode ajudá-lo a se sentir mais saciado com menos comida, reduzir o desejo por doces e melhorar as funções de digestão.
  • Óleo de Coco: Graças aos ácidos graxos de cadeia média que contém, o óleo de coco (e gorduras semelhantes, como o ghee) pode realmente ajudar seu corpo a queimar gordura como combustível e a usar mais energia durante as funções cotidianas, como a digestão. Gorduras saudáveis, como o óleo de coco, também são muito satisfatórias para a fome e podem apoiar a saúde da tireoide, o que é crucial para manter um metabolismo forte. Trocar óleos vegetais refinados por óleo de coco na sua cozinha é uma maneira simples de obter mais na sua dieta.
  • Caldo de Osso Graças à abundância de aminoácidos que o caldo de osso contém (como glicina, prolina e arginina), o caldo de osso previne a degradação muscular, aumenta o metabolismo e ajuda a desintoxicar o corpo.
  • Alimentos picantes: temperos que aquecem o corpo parecem ser bons para mais do que apenas mantê-lo quentinho – eles também podem aumentar a capacidade do corpo de queimar gordura, suprimir os níveis de fome, normalizar os níveis de glicose e reduzir o apetite por doces. Estudos demonstram que ervas como pimenta caiena, açafrão, canela e dente-de-leão podem ajudar a reduzir o ganho de peso sem causar efeitos negativos.  Como os temperos têm efeitos positivos no metabolismo, recomendo adicionar alguns diariamente a coisas como bebidas desintoxicantes caseiras, marinadas para proteínas, refogados, vegetais ou sopas.

Outras dicas importantes para queimar gordura abdominal

Embora os alimentos e suplementos acima possam orientá-lo na direção certa, não negligencie a importância de coisas como:

  • Dormir o suficiente (sete a nove horas por noite) para controlar os níveis de cortisol
  • Dando a si mesmo tempo de recuperação suficiente entre os treinos
  • Beber bastante água
  • Gerenciando o estresse para regular a liberação de hormônios do apetite, cortisol, endorfinas e serotonina
Emagreça Rápido.Clique aqui

Riscos potenciais

Estudos descobriram que os riscos dos suplementos para queima de gordura abdominal podem incluir náuseas, dores de cabeça, ansiedade, indigestão e dificuldade para dormir. 

A maioria dos efeitos adversos é causada por fatores como interações com medicamentos, ingestão excessiva de cafeína ou consumo de ingredientes de “enchimento” nem mesmo listados no rótulo do produto.

Embora os produtos para perda de peso possam aumentar a energia e o humor, eles provavelmente não serão suficientes para sustentar uma perda real de peso sem outras mudanças no estilo de vida.

A maioria dos suplementos para perda de peso não são testados em ensaios clínicos ou incluídos em estudos de avaliação conduzidos sob condições bem controladas com voluntários humanos comuns.

Os fabricantes de pílulas para perder peso não são obrigados a testar novos ingredientes ou mesmo listar coisas como possíveis efeitos colaterais no rótulo do produto. 

Portanto, pode ser difícil dizer que tipo de ingredientes você está ingerindo ao consumir suplementos para perda de peso ou como você reagirá a diferentes dosagens.

Erros comuns a evitar ao tentar queimar gordura abdominal

Existem algumas armadilhas a evitar ao tentar perder gordura corporal. Primeiro, não limite muito a ingestão de calorias e alimentos. Poucas calorias quando você treina forte podem realmente começar a quebrar os músculos.

Em segundo lugar, não sabote seus treinos comendo alimentos errados, especialmente açúcar. Lembre-se de que perder gordura pode levar algum tempo e dietas da moda que prometem perda rápida de gordura geralmente não são sustentáveis ​​a longo prazo e podem prejudicar sua saúde.

Outro grande erro é acreditar que você pode perder gordura de forma direcionada em um local e não em outras áreas do corpo.

Queimar gordura abdominal ocorre geralmente com déficit calórico, e com um bom programa de treinamento de força para minimizar a perda de massa muscular. E você vai perder peso em todo o corpo, principalmente na área que deseja emagrecer.

Conclusão: Alcançando uma barriga tonificada

A maioria das pílulas para perder peso que afirmam ser queimadores de gordura são, na verdade, tipos de “termogênicos”. Suplementos termogênicos podem ajudá-lo a queimar a gordura corporal armazenada, usando as reservas de gordura do corpo como fonte de energia, diminuir o apetite, reduzir o desejo por junk food e possivelmente ajudar a fornecer mais energia.

Os efeitos colaterais de ingredientes para perda de peso, como guaraná, garcinia cambogia ou efedrina, podem incluir ansiedade, problemas de sono, indigestão, diarreia, taquicardia, dores de cabeça, dependência e alterações na pressão arterial ou nos batimentos cardíacos.

Queimadores de gordura mais seguros e naturais para ajudar na perda de peso incluem comer alimentos que queimam gordura junto com probióticos, consumir alimentos ricos em proteínas, beber chá verde e usar óleo essencial de toranja.

Espero que tenha gostado deste conteúdo e que coloque em prática todas as dicas que disponibilizei para você.

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Então deixa nos comentários e até a próxima!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *